OE2025: O que mudou na tributação de imóveis? Disponível atualização do simulador de IMT e IS

Para além da redução das taxas do IRC, do novo modelo do IRS Jovem, da descida da tributação autónoma e das alterações ao ISV, o Orçamento de Estado para 2025 trouxe mais mudanças ao nível da tributação do património do que estava inicialmente previsto.

Mais mudanças do que a atualização dos escalões do IMT

Com efeito, se a proposta inicial apenas atualizava os escalões do IMT em 2,3%, na redação final há várias outras alterações que importa conhecer, tanto ao nível do IMI como do IMT.
Para além disso, a atualização dos escalões não representa apenas um alívio fiscal, pois tem um impacto maior nas isenções de IMT para aquisição de habitação própria permanente e para o novo regime de IMT Jovem que começou no ano passado.

Atualização do Simulador de IMT e Imposto do Selo para 2025
Já disponível no Curso Online – Impostos no Imobiliário

Conforme indicamos no Módulo 1 do nosso Curso Online – Impostos no Imobiliário (está disponível para os assinantes da Revista Gerente com o Pacote Premium), o novo regime de IMT Jovem prevê uma isenção total ou parcial de IMT e Imposto do Selo. Ora, com o OE2025, também mudaram estes limites, os quais são diferentes no Continente e nas Regiões Autónomas.
Assim, lançámos uma atualização do Simulador de IMT e Imposto do Selo para 2025. O mesmo já está disponível no Módulo 1 – Aula 1 do Curso Online – Impostos no Imobiliário.
Salientamos que este simulador é particularmente útil quando há um comprador com idade até 35 anos e outro com idade superior a 35 anos, pois é necessário calcular uma isenção parcial.

As outras mudanças na próxima Revista Gerente

Quanto às outras alterações que o OE2025 introduziu no IMT, IMI e Imposto do Selo, as mesmas serão analisadas no próximo número da Revista Gerente (ano 17, nº6, pág. 5), a par da indicação dos novos escalões e dos referidos limites de isenção do IMT Jovem.